Harry Potter está agora com quatorze anos, idade ideal para começar a prestar atenção nas garotas a sua volta. E realmente ele se apaixona pela primeira vez neste quarto volume de suas aventuras fantásticas. Aliás, a partir deste livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, os personagens começam a definir seus sentimentos e parceiros afetivos. Intensifica-se, assim, uma certa tensão mal explicada entre Hermione e Rony.
A história tem início com um campeonato esportivo, o Torneio Mundial de Quadribol, fora do perímetro de Hogwarts, quando Harry e seus amigos têm a oportunidade de conhecer bruxos de outras instituições. Mas tudo se transforma em puro pavor quando os Comensais da Morte, seguidores fervorosos do vilão Voldemort, aparecem para acabar com a alegria e anunciar, assim, a iminente volta de seu mestre sombrio.
Ao voltarem para a escola, Harry e os companheiros são notificados de que este ano letivo testemunhará o Torneio Tri-Bruxo, reservado apenas aos bruxos mais velhos e experientes. Os mais novos, incluindo Rony Weasley, ficam frustrados com as regras rigorosas, mas são obrigados a aceitá-las.
De repente, porém, a amizade de Harry com Rony começa a balançar quando o famoso bruxo, surpreendentemente, vê seu nome ser escolhido para participar do terrível campeonato. Como os sorteados são realmente obrigados a competir neste fatídico combate – dividido em várias provas quase impossíveis de serem vencidas por um estudante do quarto ano -, Harry não consegue escapar desta sinistra armadilha.
Entre um perigo e outro, o herói flerta com uma colega de Hogwarts, Cho Chang, interage com os outros participantes do campeonato – Viktor Krum, da escola de Durmstrang; Fleur Delacour, de Beauxbatons; e Cedrico Diggory, representante oficial de Hogwarts, interpretado por Robert Pattinson, hoje galã de Crepúsculo – e conhece personagens que serão vitais na sequência da série, entre eles Alastor Moody, famoso auror, ou seja, caçador de bruxos das trevas.
Um dos pontos altos do filme é o Baile de Inverno, no qual percebe-se claramente que os personagens principais da série já ingressaram no período em que despertam os sentimentos e a sexualidade. Eles já estão amadurecendo e encontram-se quase prontos para conhecer as artes do amor.
As provas do Torneio Tri-bruxo se sucedem na trama, intensificando o perigo e também a funesta presença de Voldemort no caminho de Harry. O bruxo das trevas anseia pela volta, pela possibilidade de retomar sua prática do poder maléfico. Personagens que, no passado, testemunharam a ascensão e queda de Voldemort, como Bartolomeu Crouch e Ludo Bagman, estão agora próximos de Potter, o que parece potencializar o retorno do mal.
Esta sequência de J.K. Rowling também foi adaptada para o cinema, conduzindo às salas de projeção, no Brasil, pelo menos 1.1 milhão de espectadores no primeiro final de semana. Sucesso inquestionável, esta produção conquistou inclusive diversas indicações a prêmios importantes.
Harry Potter e o Cálice de Fogo foi um dos candidatos ao Oscar de melhor Direção de Arte; e ao MTV Movie Awards nas categorias de melhor herói – Daniel Radcliffe -, vilão – Ralph Fiennes – e Equipe – Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Além disso, obteve um BAFTA de Melhor Desenho de Produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário